Projeto de Lei: Comissão de Trabalho aprova periculosidade para motoboy e mototaxista.


A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou proposta que inclui as atividades de mototaxista e motoboy entre aquelas consideradas perigosas.
Pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, Decreto-Lei nº 5.452/43), os profissionais que atuam em áreas perigosas têm direito a adicional de 30% sobre o salário, descontados os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa.
Foi aprovado substitutivo do relator, Deputado Vilalba (PP-PE), ao Projeto de Lei nº 2.865/11, do Senado. O texto original contempla também profissionais que atuam em serviço comunitário de rua, trecho suprimido por Vilalba.
Conforme o relator, essa atividade estava prevista no projeto que deu origem à Lei nº 12.009/09, que regulamentou a atividade de mototaxistas e motoboy. Mas o artigo relativo ao serviço comunitário foi vetado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Assim, argumenta que “o acréscimo de um artigo à CLT garantindo a percepção de adicional de periculosidade para uma atividade que não é legalmente reconhecida não é tecnicamente aceitável”.
Até recentemente, apenas trabalhos que implicam contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado recebiam a classificação de atividade perigosa na lei.
Tramitação: A proposta foi encaminhada para análise conclusiva na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Agência Câmara.
“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Estrados e paletes - DDS.

ATITUDE – DDS de reflexão.