A pior forma de lidar com problemas pessoais no trabalho.


De problemas de saúde a relacionamentos em crise, são inúmeras as questões particulares que podem interferir na sua carreira.
 
Perder o ritmo no trabalho por motivos pessoais não significa falta de profissionalismo. “É impossível esquecer sua vida particular durante o expediente, e vice-versa”, diz Alexandre Pinez, especialista da Avalie Coaching.
 
Enquanto sofrer por razões pessoais no trabalho é natural - e até inevitável, na avaliação de Pinez -, o erro está em negar a influência da crise sobre o seu desempenho.
 
“A pior maneira de manejar um problema pessoal é achar que ele não entra no escritório com você”, diz a psiquiatra Raquel Heep.
 
O preço que se paga por sufocar o problema tem a ver com a saúde. “Insônia, alterações no metabolismo, perda de atenção e oscilações de humor são apenas alguns impactos possíveis de uma crise”, afirma ela.
 
Tudo isso pode isolar o profissional da equipe, além de torná-lo mais improdutivo e propenso a erros. “Negar essa realidade é um equívoco, inclusive para o empregador, que acaba tendo prejuízos financeiros com o mal-estar dos seus funcionários”, diz Raquel.
 
Alternativas
 
Já que colocar a angústia numa “gaveta” não é a solução, a forma mais saudável de lidar com a crise é buscar ajuda para administrá-la.
 
Na opinião de Roberto Santos, sócio-diretor da Ateliê RH, buscar um bom ouvinte ajuda a aliviar a sobrecarga. “É importante conversar sobre o que você está sentindo, para entender o seu papel naquela situação”, diz.
 
Meditação e terapia são outras válvulas de escape citadas por Santos. “O que não dá é para se fazer de herói e manter as aparências o tempo todo”, diz ele.
 
Outra saída desconhecida pela maior parte das pessoas, de acordo com ele, é contar com o auxílio da própria empresa. “Não é verdade que elas não estão abertas para ouvir e ajudar o funcionário em questões pessoais”, diz Santos.
 
Raquel também cita os empregadores como um ponto de apoio possível. Segundo ela, cada vez mais empresas percebem a importância de considerar emoções e sentimentos na gestão de pessoas. “As empresas podem e devem ser vistas como aliadas nesse sentido”, diz.
 
Exame.com
 
 
"Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Só depende de nós – DDS de reflexão.