Você sabe o que é Sistema de Gestão Integrada - DDS.


É um conjunto de normas interdependentes que juntas, formam um todo produzindo um ou mais resultados.
 
Os sistemas de gestão integrados buscam realizar a integração dos processos de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde ocupacional e responsabilidade social conforme as características, atividades e necessidades de cada organização.
 
As normas de gestão específicas (ISO 9001, ISO 14000 e OHSAS 18001) definem o sistema de gestão que é a parte de um sistema da organização utilizado para desenvolver e implementar suas políticas e para gerenciar seus aspectos e impactos. Por outro lado, por ser mais abrangente que as demais normas de gestão, a NBR 16001 define como sistema de gestão o conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos, voltados para estabelecer políticas e objetivos, bem como para atingi-los.
 
SGI têm por objetivo prover as organizações de um modelo de gestão eficaz que possa ser integrado a outros requisitos da gestão. Esse fator de integração é o ponto-chave na gestão da organização, para realizar um planejamento desdobrando a política em objetivos e metas de desempenho, definindo procedimentos e processos operacionais a fim de garantir e direcionar a implantação efetiva das diretrizes da política da organização.
 
Como forma de análise e melhoria do sistema de gestão, destacam-se as atividades de verificação, monitoramento e as ações corretivas/preventivas visando a melhoria do desempenho do sistema de gestão.
 
Em todos os sistemas de gestão a estrutura deve ser organizada nas seguintes categorias: Política de Gestão; Planejamento; Implementação e Operação; Avaliação de Desempenho; Melhoria; Análise Critica.
 
As normas de sistemas de gestão possuem seus próprios requisitos específicos, porém as categorias relacionadas acima estão presentes nelas e podem ser adotadas como eixo central para a integração das normas.
 
Integrar esses sistemas é um grande desafio para as organizações, dizer que um sistema de gestão é integrado não significa apenas que os requisitos das normas são tratados de maneira agrupada, no mesmo documento ou que as auditorias são realizadas no mesmo momento.
 
A integração vai além do agrupamento de requisitos, ela considera a sinergia que cada assunto pode ocasionar. O foco no cliente, no ambiente, na saúde, na segurança, na responsabilidade social e na própria organização deve ser equilibrado, visando o atendimento de todas as partes interessadas.
 
Esse pensamento pode ser considerado como o início para a estruturação de um sistema de gestão integrado eficaz.
 
 
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