DE OLHO NO ANDAIME – DDS.


Dando uma olhada nas postagens anteriores, percebi nunca haver comentado sobre segurança do trabalho na construção civil.
Mas sobre o que escrever?
Acabei pensando no óbvio, riscos em altura, mas não sobre o uso do cinto e sim sobre alguns pontos que devemos atentar em relação ao uso do andaime:
Coloque diagonais ao longo de toda a estrutura tubular. As (diagonais) aumentam a resistência da estrutura aumentando sua estabilidade e evitando que por alguma movimentação o andaime venha a se fechar.
Não é permitida a utilização de passarelas para união de andaimes, este tipo de prática possibilita deslizamento das tábuas.
Os pisos dos andaimes devem ser de madeira de primeira qualidade e sem defeitos, deve ocupar todo o espaço da plataforma. O ideal é o uso de pranchões que devem ser travados por meio de batentes, colocados na face inferior.
Preparar e nivelar o solo para o apoio do andaime. É frequente vermos andaimes com calços improvisados (tijolos, tábuas empilhadas, etc.) possibilitando o desequilíbrio do trabalhador e do próprio andaime.
Limpe as braçadeiras com querosene e estoque-as com filme de óleo diesel em recipientes providos de dreno.
Especial atenção deve ser dada aos pontos de solda e encaixe.
É frequente a ocorrência de peças danificadas, principalmente em função do desmonte com uso de marretas, em função de não haver limpeza periódica dos encaixes.
Recupere os tubos tortos ou amassados através de corte a frio das partes danificadas. O corte a quente pode diminuir a resistência da peça cortada.
Trabalhos sobre andaimes devem ser inspecionados constantemente.


O Segurito.

Comentários

  1. Oi Marcio,
    uma bela passada pelos riscos dessa atividade!
    Muito bom parceiro, como sempre a qualidade dos seus artigos está lá em cima!

    Abraços

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.