O que é redação oficial para concurso.
Redação Oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e
comunicações. Desse modo, a
finalidade principal da Redação Oficial é comunicar com impessoalidade e
clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os
cidadãos. Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal,
formal e padronizada.
Segundo a Constituição Federal, são
princípios fundamentais de toda a Administração Pública a legalidade, a impessoalidade,
a moralidade, a publicidade e a eficiência, sendo inadmissível que um documento
expedido pelo Poder Público esteja redigido de maneira obscura ou ambígua.
Dessa forma, impessoalidade, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e o
uso do padrão culto da linguagem deverão ser características norteadoras da redação de um documento oficial, a fim de produzir se um texto transparente e
inteligível para todo o conjunto de cidadãos.
Ao prestar um concurso público, sai na
frente quem tem um diferencial, ou seja, algo a mais que mostre conhecimento e
que possa ser um passo à frente em relação aos outros candidatos.
O conhecimento da linguagem oficial demonstra familiaridade com o universo público e pode ser útil também para trabalhar em grandes empresas que possuem comunicação com órgãos governamentais.
O conhecimento da linguagem oficial demonstra familiaridade com o universo público e pode ser útil também para trabalhar em grandes empresas que possuem comunicação com órgãos governamentais.
Ter conhecimento da linguagem oficial,
portanto, pode abrir novas possibilidades profissionais e ajudar um candidato a
destacar-se na pontuação de uma prova de um concurso público ou conquistar uma
vaga no mercado de trabalho.
Boa sorte.
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