EXPLOSÍMETRO.


Instrumento pelo qual se testa, na atmosfera a concentração e a inflamabilidade que está contém. Os testes são realizados sugando-se uma amostra da atmosfera a ser testada sobre um filamento aquecido.

Os combustíveis contidos na atmosfera são queimados no filamento que eleva sua temperatura e aumenta a sua resistência, proporcionalmente à concentração de combustíveis na amostra.  O desequilíbrio resultante faz com que o ponteiro indicador se mova escala acima. Essa escala é graduada em porcentagem do limite mais baixo da explosão.

Como este aparelho mede vapores de combustíveis no ar, não é capaz de medir a porcentagem de vapor em fumaça ou atmosfera inerte, por causa da ausência de oxigênio necessário à combustão na unidade detetora do instrumento.

Observe-se também que um recipiente considerado seguro antes do trabalho ser iniciado pode tornar-se inseguro em operações futuras.

Outra limitação diz respeito à toxicidade de certa atmosfera não sujeita a explosões, o que não é identificado pelo explosímetro.



O Segurito.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.