Visibilidade profissional: a melhor vitrine são as redes sociais.
Em
agosto, a advogada e cientista social paulistana Maria Elisa Curcio Pereira, de
31 anos, foi contratada para o posto de diretora de relações governamentais da
Avon no Brasil. Maria Elisa, que até então ocupava o cargo de gerente sênior de
relações governamentais da Whirlpool, não estava procurando emprego quando foi
contatada por um headhunter que havia encontrado seu perfil no LinkedIn.
Fundada
nos Estados Unidos em 2003,
a rede social voltada para profissionais tem no Brasil
13 milhões de usuários. "Eu tinha a impressão de que as vagas via LinkedIn
eram mais juniores, mas tive uma grata surpresa", afirma.
A
história de Maria Elisa ilustra uma tendência recente do mercado de trabalho
quando o assunto é recrutamento: a possibilidade, para o RH, de acessar
profissionais que não estão em busca de emprego e, para as pessoas, de expor
seu talento sem necessariamente estar procurando uma vaga.
Antes
do surgimento desse tipo de ferramenta, essas opções eram bastante limitadas,
já que os profissionais que estavam empregados não contavam com uma plataforma
para exibir as informações de seus currículos pela qual pudessem ser
contatados.
Eles
só se tornavam potenciais candidatos ao preenchimento de uma vaga se decidissem
trocar de trabalho e inscrevessem seu currículo na página de uma empresa ou num
site de empregos. “Esse tipo de conexão representa uma revolução. É uma forma
barata e fácil de chegar ao profissional”, diz Milton Beck, diretor de vendas
do LinkedIn.
Essa
revolução não se limita à forma como os recrutadores fazem seu trabalho. Ao
tornar os profissionais que já estão empregados acessíveis às propostas das
mais diversas empresas, essas redes sociais também aumentam a autonomia dos
trabalhadores no que diz respeito à gestão da própria carreira.
Ao
receber mais ofertas, eles têm mais opções para decidir quando fazer uma transição
profissional e podem negociar melhores condições para aceitar um novo trabalho,
diferentemente do que aconteceria se estivessem desempregados. Mas como
aproveitar de fato todas as possibilidades desse novo cenário e usar as
tecnologias para receber mais propostas?
Para
responder a essa pergunta, VOCÊ S/A realizou, em parceria com a Associação
Brasileira de Recursos Humanos, uma pesquisa sobre o uso dessas ferramentas
online. O levantamento, realizado de abril a julho deste ano por meio do site
de pesquisas SurveyMonkey, questionou 262 recrutadores e 259 profissionais —
empregados e desempregados — sobre a forma como eles utilizam as redes sociais
e os sites de emprego.
O
objetivo foi avaliar o peso dessas ferramentas nos processos de seleção e
identificar as mais usadas pelo RH para preencher cada tipo de cargo.
"Recrutadores de microempresas a grandes corporações, bem como todas as
atividades empresariais, estiveram representados na pesquisa, para colhermos um
resultado apurado, sem excluir nenhum segmento", afirma Rodolfo Ohl,
gerente-geral da Survey Monkey no Brasil.
Aumento
de 300%:
A
primeira constatação da pesquisa de VOCÊ S/A foi que apenas 7,4% dos RHs
declaram não utilizar sites de empregos ou redes sociais na hora de recrutar. Dito
de outro modo, isso significa que os trabalhadores que não fazem uso de alguma
dessas ferramentas estão invisíveis para os recrutadores.
Foi
o que percebeu o engenheiro mecânico Rafael Caffaro Abolis, de 30 anos, gerente
das áreas comercial e de marketing da multinacional dinamarquesa Nilfsk-
Advance, de equipamentos de limpeza. "Quem não tem um perfil ou o
currículo público parece que não está no mercado", diz. Rafael mantém seu
currículo em vários sites, como Catho e Vagas, e em congêneres internacionais,
como Monster.
Ele
também expõe seu perfil nas páginas de empresas de recrutamento, como Robert
Half e Michael Page, e no LinkedIn, onde mantém uma conta Premium. Boa parte
das mudanças profissionais que fez foi possibilitada por essa estratégia, incluindo
passagens pelas empresas Scania e Usiminas, e um posto internacional de gerente
comercial da Clarion Consulting, na Irlanda.
Em
2011, depois de um ano morando no exterior, Rafael retornou ao Brasil e
atualizou suas informações em todas as ferramentas online em que mantém o
currículo. Três meses depois de voltar, já foi contatado via LinkedIn e
contratado pela subsidiária brasileira da americana Nacco. Apenas um ano mais
tarde, um recrutador que encontrou o perfil de Rafael na Catho e no LinkedIn
apresentou a proposta da startup dinamarquesa onde ele trabalha atualmente.
“Eu
estava feliz na Nacco, não buscava oportunidades, mas a Nilfsk-Advance me levou
aos Estados Unidos para conhecer o presidente da empresa, sem compromisso. Fui
muito bem tratado. Ela me conquistou”, diz. Todas essas mudanças de emprego
renderam a Rafael mais do que uma rica bagagem profissional. Proporcionaram
também um bom upgrade em sua remuneração. "Eu tive um aumento salarial de
300% nos últimos cinco anos", diz.
O
gerente acredita que, se estivesse fora das redes e dos sites que facilitaram
as mudanças de emprego, teria conseguido, no máximo, uma elevação salarial de
5% ao ano — que basicamente corresponde à correção do salário pela inflação.
"É difícil receber promoções estando na mesma empresa. Você precisa mudar
para ter esse reconhecimento financeiro. E quando é procurado, então, tem um
supertrunfo nas mãos", diz.
Perfis
múltiplos:
Embora
o perfil de Rafael, inscrito em vários sites e redes profissionais
simultaneamente, pareça uma exceção, os dados da pesquisa de VOCÊ S/A sobre
como os recrutadores utilizam essas ferramentas sugerem que os trabalhadores
que desejam receber propostas deveriam incluir seu perfil em mais de uma delas.
Ao
contrário da tradicional visão de que o LinkedIn seria usado para recrutar
apenas os profissionais de cargos mais altos, enquanto os sites de empregos
focariam apenas nos cargos mais baixos, os números revelam que há uma
sobreposição de públicos entre essas ferramentas. O LinkedIn lidera o ranking das
mais usadas pelos recrutadores para postos tanto de presidente e diretor quanto
de supervisor e coordenador, analista e especialista, o que indica uma
popularização dessa rede social profissional.
"Já
encontramos até encarregados de obras com perfil no LinkedIn", diz Marcelo
Zappia, diretor de RH da construtora Tecnisa. Por outro lado, 40,1% dos
recrutadores declaram usar o site Catho para selecionar candidatos de nível
gerencial. Longe de ser casual, esse maior uso da Catho no recrutamento para postos
mais elevados reflete as mudanças de posicionamento de mercado que a empresa
vem fazendo desde que passou a ser controlada pela australiana SEEK, em maio de
2012.
Depois
de contratar um novo presidente para o Brasil, o engenheiro paulista Claus
Vieira, que trocou sete dos antigos diretores, a Catho vem reajustando sua
estratégia de negócio e reforçando, por exemplo, produtos com perfil mais
Premium, permitindo ao usuário se candidatar a vagas com salário acima de 7.000
reais mensais. Hoje, o produto já conta com 12.000 usuários, que pagam 400
reais pela assinatura desse serviço.
Diante
dessa realidade, os números da pesquisa de VOCÊ S/A mostram que o ideal para o
profissional conseguir a melhor visibilidade possível seria incluir o currículo
em três ferramentas online simultaneamente. "Apenas 8% das empresas
relataram que utilizam somente um fornecedor para atender seus processos
seletivos. Isso mostra que o universo de recrutamento online é plural",
diz Rodolfo Ohl, da SurveyMonkey.
Abertos
às propostas:
A
pesquisa de VOCÊ S/A também revela que os profissionais brasileiros estão bem
abertos às transições profissionais: 78,3% deles afirmam que, mesmo quando
estão trabalhando, se mantêm dispostos a escutar novas propostas — sempre ou na
maior parte do tempo.
Mais
do que isso, a maioria adota uma postura ativa para que esses convites possam
acontecer: 60% inscrevem o currículo em sites de emprego — não apenas em redes
sociais — mesmo quando estão trabalhando, para monitorar o mercado. E apenas
15% disseram temer ser julgados de forma negativa pelo empregador por ter seu
currículo inscrito numa dessas páginas.
De
fato, os dados do Guia Salarial Hays Insper 2013 mostram que, apesar do mercado
de trabalho um pouco menos dinâmico, a possibilidade de mudar de emprego continua
no radar de 76,7% dos 7.000 trabalhadores consultados.
Isso
porque 76,6% dos entrevistados declararam ter conquistado uma melhora em seu
pacote salarial na última mudança de trabalho, enquanto apenas 55,7% tiveram
aumento permanecendo no mesmo emprego. Esse histórico ajuda a entender por que
tantas pessoas se declaram abertas a receber novas propostas.
Como
brilhar na multidão:
Apesar
da disposição para receber convites, muitos profissionais acabam ficando à
margem dos processos de recrutamento por não explorar corretamente as
funcionalidades das ferramentas online. Só no LinkedIn, há 13 milhões de
usuários cadastrados no Brasil. No site da Catho, são 800 novos usuários por
dia, sendo que apenas um em cada cinco inscritos no serviço consegue ser contratado.
Destacar-se
nessa multidão de concorrentes envolve algumas habilidades, como preencher o
perfil ou o currículo de forma que ele passe pelos filtros usados pelos
recrutadores em suas pesquisas e, mais, conseguir fazer com que ele fique bem
posicionado na lista de opções de candidatos selecionados pela ferramenta de
busca.
Um
dado interessante revelado pela pesquisa de VOCÊ S/A é que os profissionais dão
4,92 de nota média (numa escala de zero a 10) a seu grau de satisfação com o
desempenho das redes sociais e dos sites de emprego como ferramentas para
ajudar na geração de oportunidades de emprego. Já os recrutadores têm uma
percepção bem melhor dessas ferramentas de recrutamento.
A
nota média dada por eles é 6,21
(numa escala da 0 a
10). "Aqui o recado é que existe uma oportunidade para os profissionais
aproveitarem melhor o que as redes sociais e os sites de empregos têm a
oferecer", diz Rodolfo Ohl.
O
executivo de contas da 3M Rodrigo Amaral Lima, de 31 anos, é praticamente um
expert no uso eficiente de redes sociais profissionais e sites de emprego. Das
seis mudanças de trabalho que fez, pelo menos cinco foram possibilitadas por
alguma dessas ferramentas. No fim do ano passado, ele foi contratado pela 3M
com a ajuda do LinkedIn. "Depois de ter visto meu perfil, a área de
recrutamento da empresa me convidou a participar do processo de seleção",
afirma.
Além
do perfil no LinkedIn, Rodrigo mantém o currículo no site Vagas.com.br, também
gratuito. Para aumentar sua visibilidade, o executivo faz atualizações
periódicas no perfil. "Quando você atualiza uma vírgula, uma foto que
seja, um e-mail é disparado para a sua rede de contatos. Isso é muito bom,
porque atrai a curiosidade das pessoas para ver o que você mudou", afirma.
Outro truque que aprendeu é colocar no currículo palavras-chave de sua área,
como "negociação", para aparecer mais nas buscas dos recrutadores.
O
executivo paulista Marco Antônio Bueno, de 49 anos, também percebeu a diferença
na quantidade de propostas depois que ele mudou a forma de cuidar de seu perfil
profissional nas redes. Em 2007, quando se cadastrou no LinkedIn, tinha apenas
um objetivo: reencontrar colegas de trabalho. Mas, em 2010, sentiu que era hora
de investir em seu perfil.
"Eu
estava mudando do Unibanco para o Itaú e muita gente da instituição não
conhecia minha bagagem. Senti necessidade de me mostrar de uma maneira
diferente", conta. Ele descreveu em detalhes suas habilidades, incluiu os
cursos realizados fora do Brasil, passou o currículo para inglês e inseriu uma
foto. O novo perfil deu resultado não só internamente.
Desde
então, Marco Antônio foi acessado regularmente por headhunters e já recebeu 15
ofertas de emprego que foram recusadas, até aparecer a proposta da CPFL
Energia, com sede em Campinas, onde ele acaba de ser contratado como diretor de
gestão de risco e compliance.
Para
o executivo, além do currículo com vasta experiência no setor financeiro, com
passagens pelos bancos Itaú Unibanco, ABN Amro (ex-Banco Real), Chase Manhattan
Bank, Banespa e BCN, a maneira como se mostrou nas redes fez toda a diferença
para a contratação.
"A
ferramenta foi determinante para que eu fosse localizado, senão teria passado
despercebido", diz. Se você também quer ser localizado, deve tomar alguns
cuidados na hora de preencher seu perfil. "O LinkedIn foi criado
inicialmente para ser um gerenciador de net working, e não uma ferramenta de
recrutamento, então as buscas nele são um pouco mais difíceis", diz Karla
Letycia Ferreira da Silva, responsável pelo RH da construtora OAS e usuária das
versões para recrutadores dessa rede social e dos sites de empregos.
Preencha
seu perfil como se estivesse redigindo o currículo. "Como o usuário do
LinkedIn pode preencher o perfil da forma que quiser, ele pode informar seu cargo
pelo nome usado em sua empresa, e não pelo nome como esse posto é mais
conhecido no mercado. Poucos preenchem se estão num posto sênior, pleno ou
júnior, ou informam em que cidade moram. Tudo isso dificulta que esse
profissional seja encontrado", diz Karla. Deixe seu perfil o mais completo
possível e padronize a nomenclatura, lembrando-se de que ele será pesquisado
por palavras-chave.
Qualidade
da rede:
Além
do preenchimento do perfil propriamente dito, outros fatores contam para que um
profissional seja ou não bem avaliado pelos recrutadores. Um deles é a
qualidade da rede de contatos. "É comum, por exemplo, contatarmos pessoas
da rede de um possível candidato — não necessariamente as pessoas que o
recomendaram — para pedir referências", diz Marcelo Zappia, da Tecnisa.
Se
seus contatos não o conhecerem, não poderão comentar seu trabalho. "É
melhor ter 50 contatos que agregam alguma coisa do que 500 pessoas que só estão
na sua rede para aumentar o networking delas", diz Rodrigo Vianna, diretor
executivo da Talenses, empresa de recrutamento de São Paulo. A qualidade dos
contatos também é importante em redes que, aparentemente, não têm objetivos
profissionais.
Depois
do LinkedIn e dos sites de emprego Catho e Vagas, o Facebook aparece como a
ferramenta online mais utilizada pelos recrutadores.
Surpreendentemente, a rede
é usada por 51,4% dos RHs para contratar analistas e especialistas. São vários
os usos da maior rede social do mundo pelos recrutadores. Um deles é a mera
divulgação das vagas nas páginas de cada empresa. Mas a rede também serve para
pedidos de indicação de profissionais e para a checagem de informações sobre o
candidato.
Por
isso, ter uma rede com amigos bem escolhidos também pode fazer a diferença para
que uma proposta profissional se concretize ou não. "É no Facebook que
checamos quem o candidato é de verdade: seu comportamento, seus valores, a
forma como se relaciona com as pessoas, se usa palavras de baixo calão",
diz Marcelo Zappia, da Tecnisa.
O
Facebook também tem papel de destaque na forma de atuação do 99jobs, site que
se propõe a permitir que candidatos encontrem empresas com as quais tenham até
99% de afinidade. O serviço faz o mapeamento dos interesses e das vocações do
candidato utilizando as redes sociais do jovem.
Com
base nisso, vai colher referências de ex-professores, ex-empregadores (que não
os apontados pelo próprio candidato) e colegas de universidade e trabalho. O
mesmo levantamento é feito na empresa para entender as especificidades da vaga.
Para isso, o 99jobs entrevista o RH da empresa, profissionais do departamento
onde a vaga está aberta e de áreas que se relacionam com ele.
"O
resultado desse trabalho, na nossa visão, é um casamento mais duradouro, pois
mapeamos candidatos que realmente se interessam pela empresa e pela forma como
ela trabalha", diz Eduardo Migliano, de 25 anos, fundador do jobs.
O
Grupo Votorantim contratou o 99jobs para preencher uma vaga e agora está
negociando um contrato para que eles assumam o processo de seleção de
estagiários e trainees. "O 99jobs criou uma forma de se relacionar com o
jovem que funciona para processos massificados – como são as seleções de
estagiários e trainees — de forma muito customizada", diz Paula Giannetti
De Lima, gerente-geral de atração de talentos do Grupo Votorantim.
Exame.com
/ Você S/A.
"Prevencionista,
se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá
que essa atitude fez parte da sua história".
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