ESTEJA ALERTA AOS RISCOS COM BATERIAS - DDS.
As
baterias comuns de automóveis parecem inofensivas. Isso pode representar o
maior perigo, porque muitas pessoas que trabalham com elas ou próxima delas
parecem desatentas em relação a seus riscos em potencial. O resultado é o
crescente número de acidentes no trabalho relacionados com o mau uso ou abuso
das baterias.
Muitos
dos acidentes podem ser evitados se respeitarmos os principais riscos da
bateria.
O
elemento eletrolítico nas células das baterias é o ácido sulfúrico diluído, que
pode queimar a pele e os olhos. Mesmo a borra que se forma devido o derrame do
ácido é prejudicial à pele e os olhos;
Quando
uma bateria está carregada, o hidrogênio pode se acumular no espaço vazio
próximo da tampa de cada célula e, a meios que o gás possa escapar, uma
centelha pode inflamar o gás aprisionado e explodir.
O
controle desses riscos é bastante simples. Quando você estiver trabalhando
próximo a baterias, use as ferramentas metálicas com muito cuidado. Uma
centelha provocada pelo aterramento acidental da ferramenta pode inflamar o
hidrogênio da bateria. Por este mesmo motivo nunca fume ou acenda fósforos
próximos a baterias.
Ao
abastecer a bateria com ácido, não encha com excesso ou derrame. Se houver o
derrame, limpe-o imediatamente, tomando cuidado para proteger os olhos e a
pele.
O pó
formado pelo acúmulo de massa seca, pode facilmente penetrar nos seus olhos.
Portanto proteja-os com óculos de segurança.
O abuso
no manuseio da bateria pode eventualmente causar vazamentos de ácidos e
vazamentos de hidrogênio que encurtam sua vida e que podem ser perigosos para
qualquer um que esteja trabalhando próximo.
O
recarregamento da bateria provoca o acúmulo de hidrogênio, que é altamente
inflamável. Assim, faça o recarregamento ao ar livre ou num local bem
ventilado, com as tampas removidas.
Primeiro
ligue os conectores tipo jacaré do carregador nos pólos e posteriormente ligue
o carregador na tomada de alimentação.
Qualquer
fonte de centelhas durante a recarga pode causar uma explosão.
Fique
atento especialmente em relação ao centelhamento quando se tentar jumpear uma
bateria descarregada.
Estas
pontes (jumpers) podem provocar um arco voltaico e centelhas que podem inflamar
o hidrogênio.
Nunca
ligue cabos pontes dos terminais positivos aos terminais negativos. Ao fazer
isto, os componentes elétricos serão queimados se for feita uma tentativa de
dar partida no veículo.
Nunca
ligue os terminais da bateria com cabos pontes enquanto o motor estiver
funcionando. A colocação dos terminais em curto pode criar centelhas que podem
inflamar o hidrogênio criado pelo carregamento.
Finalmente,
nunca verifique uma bateria colocando-a em curto com uma chave de fendas ou
qualquer metal.
As
centelhas podem inflamar o hidrogênio na bateria e causar explosão.
Pense
nisso!
Nota: Caros
companheiros estarei fora da cidade do Rio de Janeiro no período de 12 a 15/09, quando retornarei
com novas postagens.
"Prevencionista,
se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá
que essa atitude fez parte da sua história”.
Comentários
Postar um comentário
As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.