Entenda a importância do ensaio de vedação - DDS.


Todos os dias milhões de trabalhadores usam respiradores para proteção contra contaminantes presentes no ambiente, como vapores tóxicos, gases e substâncias particuladas encontradas no ar.

Por que o ensaio de vedação é importante?

O teste de vedação é vital para garantir que seus funcionários estão usando o respirador adequado e de forma correta.

Pesquisas revelam que altas porcentagens de usuários dos respiradores estão usando os respiradores de forma incorreta, o que pode causar sérios danos à saúde.

Quem precisa fazer o ensaio de vedação?

De acordo com o Programa de Proteção Respiratória (PPR), publicado pela Fundacentro, todo usuário de respirador com vedação facial deve ser submetido a um ensaio de vedação para determinar se o respirador está vedando corretamente no rosto.

Ele não garante que a todo o momento, uma vedação adequada será observada. O ensaio confirma que um respirador tem o potencial de proporcionar vedação suficiente se usado conforme as recomendações do fabricante.

O usuário deve sempre colocar o respirador corretamente e seguir rigorosamente as instruções fornecidas pelo fabricante.

Uma alteração na arcada dentária ou na face, barba por fazer, como mudanças de peso, por exemplo, podem exigir um novo ensaio de vedação.

Quais são os tipos de teste de vedação?

De acordo com o PPR, existem dois tipos de ensaios:

Ensaios Qualitativos. Os ensaios qualitativos são baseados na sensibilidade individual ao gosto ou irritabilidade.

Ensaios Quantitativos. Realizados com auxílio de equipamentos como o Portacount, geram uma medida numérica referente à vedação proporcionada pelo respirador.

“Siga corretamente as instruções do fabricante ao recomendar a utilização de respiradores”.


“Prevencionista, se você gostou, seja um seguidor e compartilhe com seus amigos e um dia verá que essa sua atitude fez parte da sua história”.

Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.