Refrescando a memória – Cont.....

Epidemiologia - O estudo de doenças em populações humanas.

Equipamento de Guindar (NR-18) - Equipamentos utilizados no transporte vertical de materiais (grua, guincho, guindaste).

Ergonomia - Ergonomia é o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessários a concepção de instrumentos, máquinas e dispositivos que possam ser utilizados com o máximo de conforto e eficácia. A ergonomia tem por objetivo adaptar o trabalho ao homem, bem como melhorar as condições de trabalho e as relações homem-máquina. A Ergonomia pode ser construtiva, corretiva e cognitiva.

Eritema - Pele avermelhada.

Escada de Abrir (NR-18) - Escada de mão constituída de duas peças articuladas na parte superior.

Escada de Mão (NR-18) - Escada com montantes interligados por peças transversais.

Escada Extensível (NR-18) - Escada portátil que pode ser estendida em mais de um lance com segurança.

Escada Fixa (tipo marinheiro) (NR-18) - Escada de mão fixada em uma estrutura dotada de gaiola de proteção.

Escala laboratorial - Refere-se ao trabalho com substâncias de tal forma que os recipientes usados para reações, transferências e outros procedimentos, são facilmente manipulados por apenas uma pessoa.

Esclerose Múltipla (ou em placas) - Uma afecção ou processo inflamatório que vai destruir a bainha de mielina do sistema nervoso, não se conhecendo a sua causa, levando a uma progressiva degeneração de nossos nervos periféricos, e a déficits neuromotores importantes. Caracteriza-se pelo entorpecimento ou debilidade de um membro, de forma crônica, muitas vezes acompanhada de processo disseminado sobre a mielina dos nervos. A distúrbios visuais associados e outros sintomas na dependência da gravidade da afecção do nosso sistema nervoso.

Escoliose - É o desvio lateral da coluna vertebral, podendo estar associada a outros desvios da coluna, como a Cifose ou Lordose, sendo causada por posturas viciosas, insuficiência dos músculos perivertebrais (como ocorre nas paralisias cerebrais e nas poliomielites), as malformações vertebrais, ou a desigualdade de comprimento dos membros inferiores. O seu tratamento consiste em reeducação motora, uso de aparelhos ortopédicos (como os coletes especiais) e até intervenção cirúrgica, quando houver indicação precisa.

Escora (NR-18) - Peça de madeira ou metálica empregada no escoramento.

Esfignomanômetro - Aparelho destinado a medir pressão arterial.

Estabelecimento (NR-18) - Cada uma das unidades da empresa, funcionando em lugares diferentes.

Estabilidade Garantida (NR-18) - Entende-se como sendo a característica relativa a estruturas, taludes, valas e escoramentos ou outros elementos que não ofereçam risco de colapso ou desabamento, seja por estarem garantidos por meio de estruturas dimensionadas para tal fim ou porque apresentem rigidez decorrente da própria formação (rochas). A estabilidade garantida de uma estrutura será sempre objeto de responsabilidade técnica de profissional legalmente habilitado.

Estanque (NR-18) - Propriedade do sistema de vedação que não permita a entrada ou saída de líquido.

Estaiamento (NR-18) - Utilização de tirantes sob determinado ângulo, para fixar os montantes da torre.

Estetoscópio - Instrumento clínico usado para ausculta da região do tronco, em especial o coração e os pulmões.

Estrado (NR-18) - Estrutura plana, em geral de madeira, colocada sobre o andaime.

Estribo de Apoio (NR-18) - Peça metálica, componente básico de andaime suspenso leve que serve de apoio para seu estrado.

Estronca (NR-18) - Peça de esbarro ou escoramento com encosto destinado a impedir deslocamento.

Continua na próxima semana.


Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.