Uso de bonés ou outros materiais entre a cabeça e o capacete
Um lenço de cabeça ou uma bandana não devem afetar as propriedades de absorção de impacto do capacete, desde que esteja bem acomodado no alto da cabeça.
O cuidado deve ser tomado a fim de se evitar colocar objetos entre a suspensão e a cabeça, o que poderia causar pontos da pressão e afetar o desempenho do capacete e conseguinte capacidade de absorção de energia proveniente do impacto, caso ele venha a ocorrer.
Para assegurar o melhor ajuste possível, uma suspensão catraca (Carneira) com ou sem jugular devem ser usados, sem a interferência de quaisquer outros objetos.
Entretanto, o uso de materiais entre a suspensão (carneira) e o casco do capacete, como luvas, maços de cigarros, bonés ou chapéus, também nunca devem ser colocados.
Este espaço é necessário e fundamental para a suspensão (carneira) e o casco absorvem a energia proveniente do impacto que possa ocorrer.
Os objetos neste local podem transmitir toda a força do impacto para a cabeça e o pescoço, resultando em sérios danos, podendo até levar a morte.
Com relação ao C.A., o teste de aprovação para casco e carneira, não contempla nenhuma situação com objetos entre a cabeça e o capacete.
Portanto, não é recomendado o uso de quaisquer materiais entre a cabeça e o capacete.
Com relação à utilização correta do capacete, recomendamos que:
Não utilize nenhum objeto preso sobre a carneira e o casco do capacete, assim como entre a cabeça e a carneira;
Não se utilize nenhum material que possa reagir com o material do capacete, como estampas que possam desbotar e contaminar o EPI;
Não se utilize nada que possa interferir no ajuste do capacete;
Não se utilize nenhuma material que aumente significativamente a massa do EPI ou que desbalanceie o mesmo.
Não utilize casco do capacete para outros fins que não seja proteger o crânio.
Importante salientar que uma das características fundamentais do bom capacete é possuir centro de massa bem definido e que “não canse” o pescoço do usuário.
Portanto, recomendamos não utilizar quaisquer materiais associado ao uso do capacete para não comprometer a sua eficácia, qual seja “Proteger o crânio”.
Fonte: http://www.msanet.com.br
Marcio
ResponderExcluirMuito coerente e aproveitável teu post.
Algo de extrema importância a ser considerado.
Infelizmente até hoje não encontrei parametro legal para tal desvio.
Enfrento todo dia situações nas obras em que atuo e sou designado para apontar esses desvios.
Alguns profissionais não concordam com tua citação.
Parte dai uma longa discussão..
Alguém saberia me dizer alguma norma ou meio legal que proiba uso de adornos debaixo do capacete?
Abraços
e.zandona@hotmail.com
Deiche o pessol trabalhar.
ExcluirCaro Zandona.
ResponderExcluirO uso do boné entre a cabeça e o capacete pode comprometer ação da carneira, mesmo que não esteja descrito em norma (o boné não possui (C.A),Assim sendo,não pode ser utilizado como IPI.
Por Boa Pratica ou Prática Recomendada, o boné não deve ser utilizado sob o capacete.
Em obras que acompanho logo que o funcionário é contratado ,já é informadoque não pode usar boné sob o capacete de forma que na D.D.S
ResponderExcluireu mesmo já notifico sem boné sob o capcete ,até hj tenho mantido e os funcionários não usam o boné sob o capacete
zelito.construtural@hotmail.com
PERGUNTO moro numa regiao de muito frio o que vou usar para aquecer a orelha nos dias geadas e neves,
ResponderExcluirBoné é considerado adorno?
ResponderExcluirBoné é considerado adorno?
ResponderExcluirpara quem eu poderia vender os bonés? Tenho fábrica de bonés com ótimo preço.
ResponderExcluirNa empresa em que trabalho tem uma prestadora de serviços pra nois, que passou a proibir o uso do boné mesmo dentro da viatura de trabalho. É correto proibir mesmo sem contato ao sistema elétrico de potência?
ResponderExcluirTem uns amigos que são carecas é estão se sentindo constrangidos com essa determinação da empresa o não uso do boné em local de trabalho
ResponderExcluir