DIÁLOGO DIÁRIO DE SEGURANÇA – D.D.S.


Generalidades:

O programa Diálogo Diário de Segurança (D.D.S) é um instrumento administrativo utilizados em muitas empresas, com resultados satisfatórios, onde um facilitador da equipe conversa com o pessoal sobre algum tema relacionado à prevenção e à promoção da saúde antes de iniciar o dia de trabalho.

Objetivo: 

Tem por objetivo treinar, conscientizar, educar, fazendo com que os colaboradores acreditem e realizem atitudes seguras, criando uma cultura Prevencionista no ambiente de trabalho da empresa, visando minimizar possíveis acidentes.

Campo de Aplicação:

Todos os empregados e setores da empresa.

Definições:

D.D.S. – Diálogo Diário de Segurança.

Facilitador:

Pessoa que tem a responsabilidade direta com o pessoal operacional, para passar o treinamento preferencialmente ao início da jornada de trabalho.

Operacionalização do Dialogo de Segurança:

Quinzenalmente o Setor de Engenhara de Segurança do Trabalho repassará, aos gerentes, encarregados e/ou coordenadores, temas já formatados com enfoque aos acidentes já ocorridos entre outros temas tais como: segurança, saúde e meio ambiente a serem discutidos, interessante também e que uma pessoa do grupo ministre o D.D.S. com assuntos da atualidade ou trazendo assuntos vividos em sua experiência pessoal.

Os gerentes e/ou coordenadores repassarão os temas aos facilitadores; em caso de dúvidas, procurarem os Técnicos de Segurança do Trabalho para saná-las.

D. D. S. pode ser realizado em qualquer lugar onde a equipe se sinta à vontade, e é uma prática de segurança diária, que acontece naturalmente e que trabalha o lado comportamental dos colaboradores.

Quem poderá ser um facilitador?

Qualquer um membro da equipe de trabalho e/ou presentes ao D.D.S. que deseje abordar algum tema relacionado à prevenção.

Resultado Esperado:

Criar cultura Prevencionista dentro da empresa e evitar possíveis acidentes do trabalho.

Envolvimento das chefias imediatas com as questões que possa afetar a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho;

Medir a efetividade do D.D.S. com a redução do Índice de Acidentes;

Servir como prova documental para futuras demandas trabalhista e previdenciária.



Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.