Sobre nossa profissão – Téc. Seg. do Trabalho – Reflexão


Recebi essa mensagem do grupo SESMT, e senti-me obrigado a compartilhar com os membros desse blog. publicando o texto na íntegra.


Concordo em número, gênero  e grau, texto muito bem redigido pelo colega de profissão Cosme Palasio, que conseguiu colocar com muita clareza e realidade que ocorre no geral com a classe dos Técnicos em Segurança do Trabalho.



Pessoal:

Vejo que de novo começamos a ter o debate sobre o futuro de nossa profissão.

É interessante que de tempo em tempo parece que surge um novo "culpado" para nossos problemas - e ao longo dos anos parece não nos darmos conta de entender que a primeira e maior culpa está sempre em nos mesmos.

Vejo por toda canto que ando gente preocupada e hostilizando colegas que fizeram o curso de Tecnólogo.

Raramente falo sobre isso porque qualquer coisa que falo é sempre distorcida, mas será que de fato o problema de nossa área e ter surgido ou alguém ter feito um curso de tecnólogo?

Quantas vagas de Técnicos em Segurança deixaram de existir porque os tecnólogos chegaram ao mercado?

De minha parte desejo todo sucesso do mundo a qualquer pessoa que se esforce e estude, MAS se os cursos de tecnólogos de nossa área tiverem a mesma qualidade que a maioria dos cursos de formação das demais profissões vamos trocar 6 por meia dúzia.

Infelizmente vejo todos os dias organizações abrindo vagas que não conseguem preencher porque as pessoas mal sabem escrever e isso ocorre com TODAS as áreas, não só a nossa.

De nada adianta ficarmos hostilizando colegas que tentam melhorar de vida, que tem o desejo de saber mais - não é este o problema de SST. Parem um pouco e pensem e verão que tenho razão.

Outra cômoda posição é entregar nosso destino nas mãos dos outros. 

Que parte dos sindicatos de nossa área são pouco atuantes não é preciso ser muito esperto para sabe.

MAS aqueles que tanto reclamam o que tem feito para mudar isso ? 

O quanto de disposição e de tempo dedicam a este assunto? 

Sabem o que o sindicato do seu estado está fazendo? 

Sabe o que está acontecendo lá? 

Já bateram lá na porta e foram dizer o que desejam e pensam?

Se nos queremos mudar o rumo das coisas temos que deixar de ser os que olham os barcos das margens dos rios e passar a navegar neles.

Há em cada estado do Brasil um sindicato de Técnicos em Segurança, os endereços são públicos e conhecidos, os nomes dos presidentes também. Podem merecer criticas - mas tenham certeza também precisam de ajuda, de gente que vá lá e tente fazer algo.

Agora cá entre nós - PRECISAMOS MELHORAR NOSSA ÁREA e isso precisa de trabalho não apenas de sugestões.

Quantas empresas cada um de nos conhece que não cumpre a NR 4 ? 

E o que temos feito quanto a isso? 

De tão preocupados que a NR 4 acabe temos esquecido de fazer com que seja cumprida. 

Se a Norma estando vigente nos não cuidamos dela, porque brigamos tanto para que ela siga existindo ? 

Será que os empregos que tanto reclamos não estão na nossa omissão diante das coisas?

Eu sempre peço ao grupo que reflita. E desta vez lembro-me daquelas pessoas que sempre são infelizes por causa disso, e quando isso passa, elas são de novo por causa daquilo... e nunca notam que a constante da infelicidade está nelas mesmas.

Este aqui e um grupo de PREVENÇÃO DE ACIDENTES e não desta ou daquela profissão – isso sempre foi muito claro. Portanto, devemos respeito - mesmo até às vezes não concordando – a todos os membros.

Se os Tecnólogos evoluem em suas conquistas e nos não, se eles se mobilizam e nos não, se eles buscam seus interesses e nos não, então devemos estar preocupados com NOS MESMOS, não acham?

E se eles entrarem na NR 4 - certamente o farão porque também souberam fazer bem o caminho deles - e nos seguiremos dizendo o que.....que eles são bons e nos ruins ?

E muito cômodo olhar de lado.

E a grande maioria das empresas não deixa de contratar porque as pessoas não falam inglês - verdade que uma pequena fatia do mercado exige isso sim. 

A grande maioria das empresas não deixa de contratar porque não temos curso disso ou daquilo - elas deixam porque alguns de nos não temos a mínima compreensão sobre as técnicas e praticas de nossa área, alguns mal sabem copiar e colar - como tanto se diz aqui e dirão que a culpa e da comunidade - a comunidade divulga material - uns estudam e aprendem - outros acham que irão assim o resto da vida e nem notarão a diferença porque seguirão esperando que o sindicato faça isso ou que os tecnólogos deixem de existir - ou que coisa que justifique seus problemas.

Obviamente alguns ficarão chateados com minha mensagem - mas alguns irão refletir e irão em frente. O mercado - como digo em um artigo antigo meu - precisa de gente que saiba fazer e mais do que isso - porque fazer e quando fazer.

Pensemos, paz e bem,

Cosmo Palasio


Comentários

Postagens mais visitadas

ATITUDE – DDS de reflexão.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.