SÍLICA LIVRE CRISTALIZADA – DDS


1 - Aspecto Legal:


Nas atividades ou operações nas quais os trabalhadores ficam expostos a agentes químicos, a caracterização da insalubridade ocorrerá quando forem ultrapassados os limites de tolerância constantes do quadro 1 da NR 15.

Todos os valores fixados no Quadro 1 são válidos somente para absorção pela via respiratória e para jornadas de trabalho de até 48 horas semanais.

2 - Efeitos da Poeira:


O pó está constituído por partículas geradas mecanicamente, resultantes de operações tais como: moenda, perfuração, explosões e manuseio de minérios, limpeza abrasiva, corte e polimento de granitos, etc.

A maior porcentagem de partículas arrastadas pelo ar, em forma de pó, tem menos de 1 mícron de tamanho.

Devemos ter presente que aquelas partículas de tamanho inferior a 5 microns são as de maior importância e as que oferecem maior risco, por constituir a chamada fração respirável. As de maior tamanho sedimentam e não são comumente inaladas.

O pó inorgânico de maior importância do ponto de vista da Saúde Ocupacional é a sílica livre cristalizada, a qual se acha em grandes quantidades na crosta terrestre (60 % desta) formando parte de rochas, minérios, areias, tecidos vegetais, etc.

O anidrido de silício (SiO2 )existe na natureza em 3 formas:



a) cristalizada: quartzo, tridimita, cristobalita.



b) criptocristalina: calcedônia, trípoli, pedernal.

c) amorfa: sílica coloidal, gel de sílica, opala.



A forma cristalizada do quartzo é a de maior risco, causadora de uma pneumoconiose chamada de silicose.

Entende-se por pneumoconiose a alteração produzida no tecido dos pulmões pela inalação de poeiras orgânicas ou inorgânicas. Está alteração pode ser uma fibrose pulmonar ou um depósito de material inerte, entre estes dois estados, existe uma variedade de danos aos pulmões.


Além da sílica, outros compostos de silício, alguns silicatos, podem atuar sobre os pulmões, produzindo uma pneumoconiose; pode-se citar o asbesto, causador de fibrose pulmonar incapacitante e com evidências já bastante comprovadas de produção de câncer pulmonar.


Outros silicatos de importância são o talco, a terra de infusórios (formada principalmente de conchas de unicelulares), a mica, etc.


Comentários

  1. queria mais informaçoes sobre silica critalizada

    ResponderExcluir
  2. estou procurando westagio em segurança do trabalho tenho 17 anos

    ResponderExcluir
  3. Meus parabens. Sou portuário. Temos trabalhado muito com graneis, malte, trigo, coque (carvão), ureia, e outros tipos de fertili- zantes, poeira, marisia e há milhares de pombos defecando diaria- mente, além dos movimentos de veiculos constantes. É possivel de encontrar silica livre cristalizada nesta área?

    ResponderExcluir
  4. Caro anônimo:
    Embora eu não seja médico, informo existir uma série de doenças que podem ser causadas por contato com os pombos de rua, porque as doenças transmitidas por eles podem ser cegueira, infecções no cérebro, dos pulmões e dos intestinos.
    A forma mais comum de infecções causadas pelos pombos é feita pelas vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas nos mais variados lugares, como, chãos, depósitos, janelas e calçadas.
    Porém outro modo de contaminação bastante comum é através do piolho dos pombos que podem cair sobre as pessoas quando eles voam.
    Espero ter respondido sua indagação.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.

Estrados e paletes - DDS.