Somos membro de equipe multidisciplinar de segurança do trabalho com vasta experiência em projetos de gestão na área da Prevenção de Acidentes, possuímos portfólio completo visando assessorar sua empresa na tomada de decisões relacionadas a SMS.
Desenvolvemos projeto de Segurança e Prevenção, acompanhamos o andamento dos trabalhos e realizamos treinamentos.
Contato:
marciovaitsman@yahoo.com.br - marciovaitsman@gmail.com - http://twitter.com/SMSeg
PEDOFILIA, DENUNCIE. DISQUE 100

8 de dezembro de 2009

POSTURA CORPORAL - Assunto para DDS

Um dos problema que mais atinge aos brasileiros (trabalhadores) na atualidade, em relação à saúde é sem sombra de dúvidas a postura corporal.



Este assunto aparece em literaturas técnicas, revistas populares, nas nossas vivências das mais variadas formas, nos trazendo mensagens que refletem a influência da POSTURA CORPORAL na coluna vertebral e na região lombar.


A atividade motora é definida como sendo vários movimentos pequenos ou amplos, que provem um arranjo das partes do corpo.


Ao analisarmos a postura corporal, devemos lembrar que um dos critérios de boa postura é o equilíbrio entre os músculos e os ossos que são as estruturas que suportam e protegem a coluna vertebral de agressões ou deformações progressivas.


Citemos aqui algumas situações de sobrecarga lombar:


Lavar o rosto ou escovar os dentes com o corpo flexionado em uma pia;


Calçar meias ou sapatos sentados na cama ou em pé;


Pegar qualquer objeto numa gaveta baixa;


Levantar um filho no colo;


Sentar, sem apoio devido da região lombar;


Pegar uma máquina de datilografia e transportá-la;


Giro brusco do tronco em extensão ou flexão ( futebol, tênis, etc.);


Despreparo muscular.


Desta forma vemos que, praticamente forçamos a musculatura posterior do tronco e pescoço em inúmeras situações, profissionais ou não.


Se não mantivermos uma boa postura corporal quando desenvolvermos nossas atividades diárias, estaremos passivos de agressões, doenças e/ou deformações.


Um Funcionário bem adaptado à empresa, no seu posto de trabalho, se convencerá e participará dos objetivos da empresa.


Estando adaptado e satisfeito com o ambiente interno da empresa, participarão das tradições, costumes, regulamentos e normas.


Portanto, será mais receptivo ao atendimento e às diretrizes dos programas de Segurança do Trabalho.


Conseqüentemente, devido a uma melhor postura, este estará mais seguro, em relação a sua convivência no ambiente e terá uma postura positiva em relação a segurança e assim, terá condições psicológicas favoráveis, para valorizar a sua vida e a de seus colegas.


É de responsabilidade de todos para haja um clima mais adequado no ambiente de trabalho, contribuindo assim para a postura comportamental, independente da posição hierárquica.


Contamos com a colaboração de todos, analisando as posições assumidas e o quando possível desenvolvendo o preparo físico para suportar as sobrecargas lombares do dia-a-dia.














Nenhum comentário:

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.