Refrescando a memória - Cont.

Coifa - 1. Em uma serra circular, o dispositivo destinado a proteger a região do disco da serra e/ 2. Tipo de chaminé usada para facilitar a exaustão de gases de um ambiente.



Coletor de Serragem - Dispositivo destinado a recolher e lançar em local adequado a serragem proveniente do corte de madeira.


Combustível - Líquidos combustíveis são aqueles que têm um ponto de fulgor em ou acima 37,8C (100F), ou líquidos que queimam. Eles não pegam fogo tão facilmente quanto os líquidos inflamáveis. Entretanto, líquidos combustíveis podem sofrer ignição sob condições especiais, e devem ser manipulados com precaução. Substâncias como madeira, papel, etc., são denominadas "combustíveis comuns".


Concentração - A quantidade relativa de um material em combinação com outro. Por exemplo, 5 partes de acetona por milhão de partes de ar (5 ppm).


Concentração letal 50 - Refere-se à concentração de um contaminante aéreo (LC50) que é capaz de matar 50% dos animais de experimentação durante uma única exposição.


Condutor Habilitado (NR-18) - Condutor de veículos portador de carteira de habilitação expedida pelo órgão competente.


Conexão de autofixação (NR-18) - conexão que se adapta firmemente à válvula dos pneus dos equipamentos para a insuflação de ar.


Código de Projeto - o conjunto de Normas Técnicas utilizadas no projeto e na fabricação de uma caldeira.


Convulsões + Epilepsia - As convulsões são contrações súbitas e involuntárias de músculos voluntários do corpo, que ocorrem subitamente e têm aparência de perda de controle da postura física, estando associadas, nas paralisias cerebrais, aos quadros epilépticos.


As EPILEPSIAS São distúrbios intermitentes das funções do cérebro, freqüentemente associados a distúrbios da consciência. O termo é plural, pois abrange um enorme grupo de transtornos neurológicos e psiquiátricos. O tipo mais conhecido é o chamado de "Grande Mal", caracterizado por episódios recorrentes de convulsões generalizadas, nas quais o corpo todo estremece numa série de curtos espasmos.


Contrapino (NR-18) - Pequena cavilha de ferro; de duas pernas, que se atravessa na ponta de um eixo ou parafuso para manter no lugar porcas e arruelas.


Contraventamento (NR-18) - Sistema de ligação entre elementos principais de uma estrutura para aumentar a rigidez do conjunto.


Contravento (NR-18) - Elemento que interliga peças estruturais das torres dos elevadores.


Corrente alternada - Corrente elétrica que muda de sentido constantemente.


Corrente contínua - Corrente elétrica que flui sempre no mesmo sentido.


Corrosivo - Substância que, de acordo com o DOT, causa destruição visível ou mudanças permanentes à pele humana no local de contato, ou é altamente corrosivo ao aço.


CPN (NR-18) - Comitê Permanente Nacional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção.


CPR (NR-18) - Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção (Unidade(s) da Federação).


Cutâneo/Dérmico - Relativo à pele (derme).


Cutelo Divisor (NR-18) - Lâmina de aço que compõe o conjunto de serra circular que mantém separadas as partes serradas da madeira.


Curie - Unidade de atividade de uma amostra radiativa, igual a 3,7 x 1010 desintegrações por segundo. Equivale a 37 Gbq (gigabequerel). Símbolo Ci.


dB (decibel) - Símbolo de decibel.


dB (A ) (dê-bê-a) - Indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão "A". O dB (A) é usado para definir limites de ruídos contínuos ou intermitentes.


dB (C) (dê-bê-cê) - Indicação do nível de intensidade sonora medida com instrumento de nível de pressão sonora operando no circuito de compressão "C". O dB (C) é usado para definir limites de ruídos de impacto.


Decibel - Décima parte do Bel, Unidade de intensidade sonora no Sistema Internacional de Unidades. Símbolo dB.


Decibelímetro - (nome incorreto do) Aparelho utilizado para medir a intensidade do som.


Decomposição - Quebra de uma substância química em partes diferentes ou mais simples. A decomposição pode ocorrer devido ao calor, reação química, decaimento, etc.


Deficiência de oxigênio - Refere-se a uma atmosfera que apresenta menos do que o percentual normal de oxigênio encontrado no ar normal (21% de O2 ao nível do mar).


Degradação da qualidade ambiental - Poluição ou alteração adversa das características do meio ambiente.


Denúncia - Peça processual onde os Procuradores da República expõem os fatos, circunstâncias e motivos do delito. Pode ser feita a partir do Inquérito ou de outras provas (chamadas peças informativas), a critério do Ministério Público.


Dermatite - Inflamação da pele.


Continua na próxima semana.








Comentários

Postagens mais visitadas

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

Só depende de nós – DDS de reflexão.

ATITUDE – DDS de reflexão.