Como proceder no caso de pane em elevador...

Esse assunto foi repassado pelo amigo Técnico em Segurança do Trabalho Mauro Sá, o qual reproduzo com imenso prazer para os seguidores deste blog.

Quando menos se espera ele emperra, as luzes se apagam, o ventilador pára de funcionar, a escuridão, o calor e o silêncio tomam conta do ambiente.

Para surpresa dos que tremem só em imaginar-se trancafiado naquele cubículo, normalmente não sabem que quando o elevador está parado é quando o equipamento oferece mais segurança, desde que possua um serviço de manutenção de qualidade faz a diferença na hora da emergência. .

As entradas de ar garantem oxigênio por tempo indeterminado e para que o passageiro preso tenha mais conforto vale a pena que o condomínio tenha o "“ kit elevador “". São três itens: iluminação de emergência, alarme de emergência e interfone na cabine, exija esses equipamentos do seu sindico.

O ato de pular da cabina para o piso do prédio, em caso de parada fora de nível, e a tentativa de socorro por terceiros (porteiro, zelador, etc.) podem ser fatais. A possibilidade de errar o pulo ou impulso existe e deve ser evitada a qualquer custo.

No ano passado, morreram 76 pessoas porque confiaram no zelador, e ele usou uma chave de fenda, abriu o pino da trava da porta do elevador e as pessoas que estavam dentro, tentou saíram pela metade da porta do elevador que estava aberta, a energia se restabeleceu , o elevador movimentou-se e a pessoa, foi cortada ao meio.. Outras casos de pessoas que tiveram mãos, braços, cabeças cortadas já foram registrados.

NUNCA tente sair pelo buraco ou parte da porta meio aberta!

Aguarde a chegada dos bombeiros ou mesmo a empresa de manutenção do elevador que presta serviços técnicos para o condomínio.

O procedimento correto é o seguinte:

1. Aperte o botão do alarme, ou de emergência que indica que está avisando alguém. Sente-se num canto; em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro. É uma questão de tempo...

2. Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia do elevador com a porta aberta pela metade... Ele pode subir ou descer de repente. O bombeiro, assim que chegar vai desligar a chave geral e vai verificar se o elevador está totalmente inoperante...

3. Portanto, a pessoa tem que se manter calma e sem pressa. Mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas!

4. Além disso, antes de entrar no elevador, preste bem atenção se o carro está parado no andar, e se o nº de ocupantes... é compatível com o peso que diz na placa afixada pelo fabricante!

5. Quando muito cheio, evite entrar, pois pode haver problema!

6. Então, resumindo, se ficar preso só saia com ajuda dos bombeiros ou do pessoal da assistência técnica... E não do zelador, ou de 'abelhudos' que aparecem para dizer que tudo já está sob controle'.

7. E em caso de incêndio, jamais use o elevador... Somente faça uso da escada...

8. Repasse essas informações aos seus amigos. Você pode salvar uma vida.  Bombeiros RJ - telefone 193.

9. Normas técnicas e legislação que regem a fabricação, instalação e funcionamento de elevadores.


NORMAS TÉCNICAS PARA USO E MANUTENÇÃO DE ELEVADORES:



NBR 14712 Elevadores Elétricos – Elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca – Requisitos de segurança para projeto, fabricação e instalação.

NM 207 Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

NM 267 Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

NBR 13994 Elevadores de passageiros – Elevadores para transporte de pessoa portadora de deficiência.

NM 196 Elevadores de passageiros e monta-cargas – Guias para carros e contrapesos – Perfil T.

NBR 12892 Projeto, fabricação e instalação de elevador unifamiliar

NBR 5665 Cálculo de tráfego nos elevadores

ISO 9386-1 Power-operated lifting platforms for persons with impaired mobility – Rules for safety, dimensions and funcional operation – Part ‘ – Vertical lifting platforms.

NBR 9050 Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos.

NBR 14364 Elevadores e escadas rolantes – Inspetores de elevadores e escadas rolantes – Qualificação.


LEGISLAÇÃO PERTINENTE:

Lei 10.348 de 04.09.87 Dispõe sobre instalação e funcionamento de elevadores e outros aparelhos de transporte, e dá outras providências.


ON Nº 04/CONTRU-G/DT/92 Dispõe sobre placas de aviso para elevadores com portas pantográficas

Circular Nº 001/CONTRU-3/93 Dispõe sobre área das janelas e porta corta-fogo de casa de máquinas

Decreto 33.948, de 20.01.94 Regulamenta a concessão de registro das empresas conservadoras de elevadores e outros aparelhos de transporte, e dá outras providências.

Lei Nº 11.859, de 31.08.95 Dispõe sobre a obrigatoriedade de sinalização Braile nas botoeiras dos elevadores

Lei Nº 12.722, de 04.09.98 Estabelece a afixação de aviso para elevadores que especifica, e dá outras providências.

Lei Nº 13.313 (Estadual), de 20.05.99 Veda qualquer forma de discriminação no acesso aos elevadores.

Resolução CPA/SEHAB-G/006/2002 Dispõe sobre as plataformas para acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida.

Resolução:

CPA/SEHAB-G/010/2003 Dispõe sobre padrões e parâmetros para Elevadores de Uso Específico, para garantir a acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.






Comentários

  1. EU GOSTARIA DE FAZER UMA PERGUNTA.SUPONHO QUE EU SEJA O SUPERVISOR DO CONDOMÍNIO E PORTANTO O RESPONSÁVEL DO MESMO NO MOMENTO DO IMPREVISTO.SABENDO QUE DESLIGANDO A CHAVE QUE É RESPONSÁVEL PELA LIBERAÇÃO OU NÃO DE ENERGIA PARA O ELEVADOR,PODERIA EU DESLIGA-LA E AÍ ENTÃO ABRIR A PORTA DO ELEVADOR COM A CHAVE DE EMERGÊNCIA PARA RETIRAR OS PASSAGEIROS OU TERIA QUE ESPERAR O CORPO DE BOMBEIROS PARA ELES FAZEREM A MESMA COISA?

    OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

As informações disponibilizadas nesse Blog são de caráter genérico e sua utilização é de responsabilidade exclusiva de cada leitor.

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.