Refrescando a memória – Cont......

Mapa de Riscos - Mapa que tem por objetivo indicar os riscos de um ambiente de trabalho. Constitui-se uma planta do ambiente de trabalho, na qual se indicam através de círculos coloridos os diversos tipos de riscos. Os círculos variam de tamanho, sendo tanto maior quanto maior a gravidade do risco indicado.


No mapa de riscos o usam-se as seguintes cores: O verde representa risco físico, o vermelho risco químico, o marrom risco biológico, o amarelo risco ergonômico e o azul risco mecânico;

Máscara para Poeira - Equipamento de proteção individual destinado a proteger o trabalhador contra poeira.

Material Combustível (NR-18) aquele que possui ponto de fulgor maior ou igual a 70oC e menor ou igual a 93,3oC.

Material Inflamável (NR-18) - Aquele que possui ponto de fulgor menor ou igual a 70oC.

Máquina (NR-18) - Aparelho próprio para transmitir movimento ou para utilizar e pôr em ação uma fonte natural de energia.

Médico Qualificado (NR-15) - É o médico do trabalho com conhecimentos comprovados em Medicina Hiperbárica, responsável pela supervisão e pelo programa médico;

Megahertz (MHz) - 1.000.000 Hz

Meio ambiente - Conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.

Ministério Público: Defesa dos direitos da sociedade, ou seja, defesa dos direitos sociais e indisponíveis (direitos cujos titulares não são definidos). Promove a ação penal.

Mitridização - Capacidade que possuem certos indivíduos de absorver lenta e gradativamente pequenas quantidades de produto tóxico sem grandes conseqüências.

Molaridade (Molarity) - É o número de moles de soluto por litro de solução e é denotado pela letra M. É a forma mais comum de expressar a concentração de sólidos de peso molecular conhecido.

Molalidade (Molality) - É o número de moles de soluto por 1000 gramas de solvente, sendo simbolizada por m. Pode ser mais precisa do que a molaridade, uma vez que ambos o soluto e o solvente são pesados.

Montante (NR-18) - Peça estrutural vertical de andaime, torres e escadas.

MSHA - Administração de Segurança e Saúde de Minas (Mine Safety and Health Administration); é uma agência federal dos EUA que regula a indústria mineira e a área de segurança e saúde.

Mutagênico ou mutágeno (Mutagen) - Qualquer agente capaz de produzir uma mudança ou mutação no material genético de uma célula viva.

Narcose (Narcosis) - Estupor ou perda de consciência causada por exposição a uma substância química.

NFPA - É a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios dos EUA (National Fire Protection Association), uma organização voluntária cujos objetivos são a promoção e melhoria da proteção e prevenção de incêndios.

Nome comercial (Trade Name) - Relativo ao nome pelo qual um fornecedor oferece uma substância química. Um insumo químico pode ter uma variedade de nomes comerciais dependendo dos fabricantes ou distribuidores.

NIOSH - O Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA (National Institute for Occupational Safety and Health ) é uma agência federal que, entre várias responsabilidades, treina profissionais em saúde e segurança ocupacional, faz pesquisa em temas de saúde e segurança, e testa e certifica respiradores para uso no espaço de trabalho.

NR - Norma Regulamentadora - As NRs são elaboradas por comissão tripartite incluindo governo, empregados e empregadores e publicadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. São em número de 29.

NRR (NR-18) - Norma Regulamentadora Rural.

Número C.A.S. (C.A.S. Number) - Identifica uma substância química particular pelo Serviço de Resumos Químicos (Chemical Abstracts Service), um serviço da Sociedade (*Norte-) Americana de Química (American Chemical Society) que indexa e compila resumos da literatura mundial chamado "Chemical Abstracts."

OIT 174 (convenção OIT 174) - Convenção da Organização Internacional do Trabalho, editada em 1993, que tem por objeto a prevenção de acidentes industriais maiores que envolvam substâncias perigosas e a limitação das conseqüências desses acidentes.




Comentários

Postagens mais visitadas

Estrados e paletes - DDS.

A BOLACHA - DDS reflexão, entenda por favor.

ATITUDE – DDS de reflexão.